quinta-feira, 15 de julho de 2010

Vai uma sopinha, aí?


Eu não gosto de sopa. Tem muita gente que quando ouve eu dizer isso diz que não entende como eu posso não apreciar tão delicioso prato da nossa popular culinária.

E olhe que tem sopa pra todos os gostos. Tem de carne, de feijão, de legumes, canja, clado verde, caldo de cebola, enfim, tem de tudo no mundos dos alimentos liquidificados.

Mas o fato é que se eu tivesse que viver tomando sopa eu viraria um revolucionário contra este tipo de alimento.

Pense comigo: sopa é alimento ou bebida? Eu posso responder essa pergunta com outra pergunta. Você come ou toma sopa? Pense cuidadosamente em que você vai responder, pois a resposta é capaz de fazer você entender todos os meus pensamentos sobre este assunto. A resposta é TOMA. Ou seja, você não come a sopa o que me leva a crer que sopa na é comida porque se fosse você não tomaria.

Outra questão com relação a este alimento diz respeito aos modos de produção da mesma. Sopa é feita com tudo que supostamente não serve mais para o consumo humano. O feijão de três dias atrás que supostamente iria pro lixo, tem gente que olha e diz “não joga fora, não, que a gente bate no liquidificador e faz uma sopinha”. O legume que ninguém vai comer, tem gente que pega, pica tudo direitinho, junta com arroz ou macarrão que sobrou do almoço e faz uma sopinha também.

Agora, de todos esses, o que mais me impressiona é a produção da, talvez, mais popular das sopas: a canja de galinha. Geralmente todos os ossos da galinha que você joga fora ou simplesmente dá pro seu cachorro é o que gera esse alimento em conjunto com arroz de ontem. E ainda tem gente que diz que canja de galinha não faz mal a ninguém. O que eu acho mais interessante é que geralmente quando a pessoa está doente, a mãe e a avó vêm com a sopinha e ainda dizem para você: “Tome, meu filho. Você precisa se alimentar”, como se aquela merda alimentasse alguém.

E o caldo verde? Esse então é uma maravilha. Alguém sabe dizer o que diabos tem dentro daquele negócio? Eu, sinceramente, não sei responder. Só sei que de todas as sopas essa talvez seja a única que tem um pouco da minha simpatia. Provavelmente pelo fato de ter um monte de caldo knorr dentro o que disfarça o sabor dos outros alimentos.

Outra coisa bastante interessante no consumo da sopa é que esse tipo de alimento você come, come, come, come e depois tem que comer outra coisa, pois você continua com fome. Toda sopa sempre vem acompanha de um pãozinho para você se sentir saciado com mais facilidade, o que me leva a crer que o alimento principal na verdade é o pão e que a sopa seria um mero de um acompanhamento muito do mixuruca.

Meus caros amigos, por hoje é só. Vou indo antes que minha sopa esfrie. Deus os abençoe.

Um comentário: